Confraria dos Panas, como tudo começou…

A confraria surgiu no início de 2008. Em uma noite sem muitas pretensões, apenas de provar bons vinhos, os analistas de sistemas por profissão Evandro Silva e Francisco Stredel se reuniram na loja Portal dos Vinhos no Morumbi junto com seu proprietário Emilio Santoro.
Era uma reunião entre amigos que decidimos abrir algumas garrafas de vinhos da Borgonha e uma em especial que Francisco Stredel havia trazido da França, Jerome Galeyrand Fixin 1er Cru Les Hervelets 2004. Após nos deliciarmos com este e os demais vinhos da noite, pensamos que podíamos fazer aquilo mais vezes, ou seja, reunir um grupo pequeno de amigos e abrir grandes vinhos. Foi neste momento que surgiu a idéia de montar uma confraria! Por telefone já no mesmo dia convidamos Dom Tiburcio, um amigo que estava viajando e por este motivo não estava conosco naquele momento. Mais tarde já no dia seguinte, o último convidado o
proprietário da Specialità bebidas e sommelier Ricardo Tomasi. Com estes 5 integrantes estava formada a Confraria, mas ela precisava de um nome. Foi neste momento que Francisco Stredel usou uma gíria muito comum em seu país (Venezuela) para dar nome de Confraria dos Panas, onde Pana quer dizer amigo muito especial, como um irmão.

A partir deste momento começamos a fazer algumas degustações uma vez por mês com grandes vinhos e sempre em um local diferente. Só que ainda faltava mais alguma coisa, foi então que
nosso amigo Francisco Stredel sentiu a necessidade de documentar isso e foi através de sua esposa que teve a idéia de montar um blog. Aqui podemos dizer que sempre atrás de um grande homem, existe uma grande mulher! Foi com esta idéia que começamos o blog, apenas para documentar nossas experiencias nos encontros da confraria. Dentre estas experiências, fizemos muitos amigos, o blog foi tomando outros rumos. Conseguimos logo no início uma entrevista exclusiva com Juciane Casagrande, diretora comercial da Casa Valduga, que foi um grande marco na mudança do nosso blog.

Depois surgiram as viagens para Borgonha e Champagne. Foi uma cobertura discreta. Já em 2010 começamos as grandes viagens, foram mais de 3100kms entre o norte da Espanha e o Sul de Portugal. Neste momento criamos o Diário de Bordo, onde a cada dia o leitor poderia acompanhar nossas aventuras pelo mundo do vinho. Já que estavámos na Espanha, porque não também publicar em espanhol e foi o que fizemos, começamos a introduzir outros idiomas no blog. Hoje temos alguns posts em espanhol, francês e ingles.

Em 2011 o projeto “viagens pelo mundo do vinho” foi a todo vapor e visitamos a Vinitaly em Verona na Itália, uma das maiores feiras de vinhos do mundo. Depois é claro fomos ver a maior delas a Vinexpo em Bordeaux na França. Tivemos ainda visitas em produtores no Rhone, onde gentilmente recebemos um título de membro da Côte, passamos pelo Loire e Provence.

Por fim encerramos o ano em Londres, com algumas eventos e alguns capítulos da série que até então não contamos aqui, na rua com os panas, onde saímos pelas ruas de qualquer cidade provando sua culinária associada à um vinho. Outro lado do blog ainda não comentado são os eventos, sempre que possível cobrimos alguns deles ou participamos como jurados.

Hoje o blog é escrito por Evandro Silva e Francisco Stredel e voltado ao público que inicia no mundo do vinho e para aqueles que tem preconceitos quanto a bebida. Usando uma linguagem fácil de entender, procuramos levar aos leitores além de nossas experiencias muito mais do que o vinho pode trazer.

Abaixo um vídeo com os panas Evandro Silva e Francisco Stredel contando um resumo desta história…

5 comentários sobre “Confraria dos Panas, como tudo começou…

  1. Boas, meu caros Que legal, e conheço a loja do portal do Morumbi e o Emilio atualmente só estou as vezes frequentando.O Emilio, é otimo! E eu, achei muito interessante meus caros abraços,

    Curtir

  2. Olá,
    Parabéns pelo excelente trabalho de vocês. Gostaria de me apresentar, meu nome é Dini Sant’ Anna, sou produtora da Globo News e hoje faço a http://www.tvsommelier.com.br . Criei a webtv em março desse ano. Foi o meu projeto de conclusão da pós graduação em novas mídias e se transformou no meu projeto pessoal. De lá pra cá tenho feito a cobertura de vários eventos. A proposta da TV Sommelier é levar o mundo do vinho até o público de uma forma leve e com uma linguagem sem complicação. O conteúdo é feito exclusivamente em vídeo, são reportagens sobre degustação, harmonização, enoturismo e eventos. Vejam o que vocês acham, e me contem, viu? Críticas são bem vindas. E se gostarem, seria possível incluir a http://www.tvsommelier.com.br na lista de blogs de vocês?
    Um abraço,
    Dini Sant’ Anna

    Curtir

  3. Prezados
    Gosto de vinho, e como jornalista de meio ambiente e turismo acabei criando em abril de 2012 um bloguezinho de enoturismo para meu lazer, o In Vino Viajas. Vendo a história de vocês, me ocorreu copiar a idéia dos Panas, de confrariar aqui onde moro, na Granja Viana, onde se bebe muito vinho. Vamos ver se dá certo; se der, vocês serão os padrinhos. Se quiserem sugerir o In Vino Viajas na lista de blogs, será muito bacana.
    abraços
    Rogerio

    Curtir

  4. Prezados, parabéns pelo site, impecável!

    Gostaria de lhes encaminhar um material sobre a primeira loja online especializada em champagnes.

    Por gentileza, para qual e-mail posso enviar? Grato.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s